ANÁLISE ESTRUTURAL
(acadêmica do Curso de Letras-ULBRA)
Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que um peito abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que um peito abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
(Gregório de Matos)
ESQUEMA DE RIMAS
Ardor em coração firme nascido! ( A)
Pranto por belos olhos derramado! ( B)
Incêndio em mares de água disfarçado! (B)
Rio de neve em fogo convertido! ( A)
Tu, que um peito abrasas escondido, ( A)
Tu, que em um rosto corres desatado, ( B)
Quando fogo em cristais aprisionado, ( B)
Quando cristal em chamas derretido. (A)
Se és fogo como passas brandamente? ( C)
Se és neve, como queimas com porfia? ( D)
Mas ai! que andou Amor em ti prudente. ( C)
Pois para temperar a tirania, ( D)
Como quis, que aqui fosse a neve ardente, ( C)
Permitiu, parecesse a chama fria. ( D)
Pranto por belos olhos derramado! ( B)
Incêndio em mares de água disfarçado! (B)
Rio de neve em fogo convertido! ( A)
Tu, que um peito abrasas escondido, ( A)
Tu, que em um rosto corres desatado, ( B)
Quando fogo em cristais aprisionado, ( B)
Quando cristal em chamas derretido. (A)
Se és fogo como passas brandamente? ( C)
Se és neve, como queimas com porfia? ( D)
Mas ai! que andou Amor em ti prudente. ( C)
Pois para temperar a tirania, ( D)
Como quis, que aqui fosse a neve ardente, ( C)
Permitiu, parecesse a chama fria. ( D)
Rimas intercalas, interpoladas ou opostas
•ESCANSÃO
Ar/dor/ em/ co/ra/ção/ fir/me/ nas/ci*/do!
Pran/to/ por/ be/los/ o/lhos/ der/ra/ma*/do!
In/cên/dio em/ ma/res/ de á/gua/dis/far/ça*/do!
Ri/o/ de/ ne/ve em/ fo/go/ con/ver/ti*/do.
Rimas quanto ao vocábulo
Tu, que um peito abrasas escondido, ( 1) adjetivo
Tu, que em um rosto corres desatado , ( 2) adjetivo
Quando fogo em cristais aprisionado, (2)adjetivo
Quando cristal em chamas derretido . ( 1)adjetivo
ANÁLISE TEMÁTICA
Soneto lírico-amoroso.
" O eu lírico revela quão difícil é o sentimento amor. Ex.: “Tu que peito abrasas escondido,/Tu, que em um rosto corres desatado,”
" Substantivos absolutos que revelam a intensidade do amor em todo o texto.
Ex.: “Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
" Figuras de linguagem:
Antítese.
Ex.: ” Rio de neve em fogo convertido! “ e”Como quis, que aqui fosse a neve ardente,/Permitiu, parecesse a chama fria. “
Hipérbole ex: “Incêndio em mares de água disfarçado
“(UFSM-2011)O estilo cultista também exige exercício mental para a compreensão do texto, como neste soneto de Gregório de Matos dedicado à sua futura esposa, Maria dos Povos:
Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo claramente
Na vossa ardente vista o sol ardente,
E na rosada face a aurora fria:
Enquanto pois produz, enquanto cria
Essa esfera gentil, mina excelente
No cabelo o metal mais reluzente,
E na boca a mais fina pedraria:
Gozai, gozai da flor da formosura,
Antes que o frio da madura idade
Tronco deixe despido o que é verdura.
Que passado o zênite* da mocidade,
Sem a noite encontrar da sepultura
É cada dia ocaso da beldade. Esse estilo retorcido manifesta-se no uso abusivo de _________ em todas as estrofes; no desequilíbrio e na tensão das
antíteses presentes nas estrofes ________ e no preciosismo das metáforas como ocorre em "esfera gentil, mina excelente",
referindo-se ___________, e em "a mais fina pedraria", significando __________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a)hipérboles - 1 e 2 - ao sol ardente - a fala de Maria
b)hipérbatos - 2 e 4 - ao rosto de Maria - o sorriso de Maria
c)hipérboles - 1 e 3 - ao olhar de Maria - os diamantes da região
d)hipérbatos - 1 e 4 - ao astro solar - os dentes de Maria
e)hipérboles - 3 e 4 - às minas da região - as joias de Maria
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